Меню

Gestão de vendas

29 fevereiro 2016
Gestão de vendas

Os executivos de vendas são valorizados e muitas vezes mimados pelas empresas, que buscam os melhores no mercado. Nessa área a rotatividade é muito grande e os salários e comissões proporcionais.

Os clientes estão sempre em busca de algo a mais, seja um desconto, uma vantagem, um produto diferenciado. Perceber o que eles buscam e oferecer o que vai de encontro com o que eles querem, é o grande diferencial de um bom vendedor.

Tem facilidade para comunicar-se? Gosta de fazer trabalho fora do escritório? Sabe negociar? Talvez você tenha perfil para ser um grande vendedor. Conheça um pouco mais das habilidades e comportamento necessário para ser um gestor de vendas!

Competencias necessárias para ser um bom vendedor

Vendas é algo que abrange todas as empresas, desde produtos à serviços. Não faltam bons cargos, por isso invista no desenvolvimento do perfil!

  • Prospecção: Conquistar novos clientes é o desafio de todos os dias das organizações, por isso todo vendedor deve saber prospectar clientes e fidelizar.

 

  • Cartas de apresentação: A carta de apresentação é sempre uma ferramenta que contribui para a estratégia de vendas, seja ao prospectar ou para formalizar grandes vendas. Ao elaborar uma carta, personalize de acordo com o público alvo, coloque os benefícios do negócio e use uma linguagem comum e pessoal.

 

  • Disciplina: Ter disciplina e um comportamento constante é importantíssimo, tanto quando falamos da busca de prospecção ou para manter a carteira de clientes. O contato com os clientes é o que fará diferença no relacionamento e no número de vendas. Seja uma presença constante para conseguir manter a fidelidade e de todo suporte antes, durante e após as vendas.

 

  • Conhecimento: Esse conhecimento diz respeito às características dos produtos ou serviços oferecidos. Também a política, valores e missão da empresa onde atua. Quando o vendedor domina o conhecimento interno, ele ganha ferramentas para negociar melhor com seu cliente final.

 

  • Comunicação: Mesmo quem já tem uma boa comunicação, deve estar sempre atento para adequar o nível de comunicação com cada pessoa que está negociando. Para ter sucesso na comunicação é importante começar a aprender um pouco mais sobre a natureza humana, identificando as necessidades dos clientes antecipadamente e demonstrando empatia.

 

Compartilhe os valores que estão associados aos bens ou serviços que oferece. Esse pode ser o grande diferencial. Proponha soluções criativas e crie sempre estratégias competitivas, que faça a diferença. Inove e agregue valor a sua venda.

Deixe um comentário